Páginas

Os Cinco Elementos da Natureza

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pr. Gezaine Pereira Cavalcante

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu – Ec. 3.1
Há, evidentemente, cinco elementos componentes da natureza, onde julgamos que ninguém melhor que eles (os elementos) para nos instruir, que nos dão grande lição de vida e de bem viver.
Vejamos:

1º ELEMENTO - O MUNDO: Ou seja, o convívio com a natureza que pode ser chamada de mistério de Deus, quando vista pela ótica espiritual e material, tanto o reino animal como o mineral e o vegetal, considerando o material didático de Deus, o qual nos proporciona grande aprendizado, em todos os sentidos. É como o dizer popular: “vivemos e morremos aprendendo, e quando morremos ainda não sabemos de tudo”.

2º ELEMENTO - OS ERROS: Tantos os próprios como os de outrem, quando detectados e aceitos, nos servem de exemplos e levam-nos a refletir e evitar equívocos que podem nos comprometer. Alguém disse que “o pior de todos os defeitos é não ter consciência deles”. Quando reconhecemos que somos ignorantes, ou seja, falta nos conhecimentos o que não é força no braço, pois isto é brutalidade, estamos bem próximos de melhorarmos como pessoa, como ser humano.

3º ELEMENTO - O SILENCIO: É fundamental e em determinado momento essencial. O silencio pode falar mais alto do que a emissão de voz, até porque há momentos que as palavras são inúteis e além de não resolver o problema, podem agravá-lo ainda mais. Quando o homem cala, Deus trabalha. Um pensador disse “Fique de pé para ser visto, fale claro para ser entendido e cale a boca para ser admirado”.

4º ELEMENTO - O DESPRESO: Infelizmente, para muitos, as coisas (bens materiais) se tornam mais importantes na vida, do que o seu próximo (pais, filhos, esposa (a), amigos e etc.) e somente na ausência destes ou quando as perdemos ou não podemos mais contar com elas, é que descobrimos seus reais valores. Não deixe pra dizer eu te amo amanha para o seu próximo se você tem a oportunidade de dizer isto hoje.

5º ELEMENTO - O TEMPO: Tem um determinado pregador que sempre diz o seguinte: “O tempo é quem cura o queijo”. Baseado nisso o tempo se encarrega de dar respostas a todas as interrogações. Faz mudanças e traz à tona o que esta encoberto, ensina a ouvir e a esperar, e quando administrado com sabedoria leva-nos ás grandes realizações. A falta de tempo é justificativa dos que perdem tempo por falta de método.

Evidente que quem recorre a estes elementos, (mestres) obviamente desfruta de dias melhores.

O Salmo 90 trás na canção de Moisés a frase que tem merecido um tempo para reflexão, Moisés diz assim; “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio”.

Em certa altura de sua vida prodigiosa , Moisés se depara com a realidade da finitude do ser , essa inescapável situação que todos vamos encarar um dia , pois avançamos nessa direção.

Ao se confrontar com esse irremediável fato Moisés constrói agora de forma não profética , mas movido de uma sensibilidade poética , algumas frases merecedoras de observação , aplausos e muitas declarações parafraseadas por muitos grandes no campo da musica e da literatura.

Moisés , inspirado pelo Espírito de Deus , define a vida do homem como ela de fato é e sublimemente compara sua efemeridade à passagem curta da flor e da erva, com o conto ligeiro que ficou na lembrança ou como o vento que vai.

Esse homem que viveu 120 anos está aqui há calcular seus dias e ao contá-los suplica a Deus por sabedoria para administrar o melhor e maior de todos os bens que alguém tem para administrar; Os dias da sua vida.

Tenho pensado muito sobre isso nesses dias, que o Eterno Deus nos abençoe e nos ajude a aprender a contar nossos dias aprendendo com estes cinco elementos da natureza.

Pr. Gezaine Pereira Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vivifica - me | by TNB ©2010